Após o recorde, em 2012, de estabelecimentos de ensino inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a edição 2013 voltou a registrar novas adesões. No ano passado, 46.724 escolas confirmaram a participação de seus alunos na olimpíada, sendo aproximadamente 2 mil cadastradas pela primeira vez. Neste ano, o fato voltou a se repetir, de mais 416 estabelecimentos de ensino, atingindo um total de 47.144 participantes.
O número é o maior contabilizado desde a primeira realização do evento, em 2005, que contou com cerca de 31 mil escolas. A quantidade de estudantes inscritos e de municípios mobilizados para a Obmep 2013 mantém a média de 19 milhões de participantes em quase 100% dos municípios brasileiros. Até a data final de inscrição (5 de abril), 18,7 milhões de inscrições foram efetuadas pela internet.
A mobilização em torno da Obmep envolve praticamente todo o país, com 5.529 cidades participantes (99,35%). Apenas 37 municípios não têm escolas cadastradas para a olimpíada neste ano. O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI), instituição responsável pela realização da olimpíada.
Obmep
Iniciada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. É promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O Impa é uma organização social que integra o conjunto de unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
É dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos estudantes do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com o desempenho. Os alunos classificados nas duas fases de provas (objetiva e discursiva) recebem medalhas de ouro, prata e bronze e ainda têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep).
Além do PIC - voltado para alunos do ensino fundamental e médio - e de produzir e disponibilizar pela internet material didático de qualidade, a Obmep também oferece: o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme) - para estudantes universitários realizarem estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação -, a Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci) e o Programa Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti).
Para mais informações, acesse: www.obmep.org.br.
Texto: Denise Coelho - Ascom do MCTI