O jornal Destaque Amazônia traz, em sua edição de novembro de 2013, o mundo de coleções paleontológicas, palinológicas e osteológicas conservadas no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), em acervos há mais de 100 anos.
As coleções abrem oportunidades de pesquisa e estudos detalhados de fósseis, grãos de pólen e ossos. As pesquisas nas páginas do jornal são resultado de treinamento de estudantes em iniciação científica.
Algumas das iniciativas trabalham para abrir coleções de caráter didático para uso por estudantes do ensino médio e fundamental, por meio do projeto Catalogação de Fósseis da Coleção Didática do Museu Paraense Emílio Goeldi.
A coleção é fruto de projeto de iniciação científica para essa catalogação como ferramenta de aproximação da ciência com estudantes do ensino fundamental e médio. O trabalho é desenvolvido na Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE) do MPEG, da qual fazem parte os pesquisadores que orientaram estudantes na descoberta de informações que contribuem no saber da evolução das espécies.
O Destaque Amazônia traz, também, matéria sobre o acervo do Museu Goeldi, que contém produtos das coletas realizadas pelos pesquisadores em campo, em lugares como as praias do Atalaia e do Farol Velho, no município de Salinópolis, e o município de Capanema, ambos no nordeste paraense.
Leia mais.
Texto: Kamila Nascimento – Agência Museu Goeldi