C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Finep doa 222 obras de Portinari ao Museu Nacional de Belas Artes
14/01/2014 - 10:32
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) assinou nesta segunda-feira (13) a doação de 222 obras de sua coleção do pintor Candido Portinari ao Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), ligado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura (MinC).

São pinturas a óleo em tela, desenhos em grafite, nanquim bico-de-pena, caneta tinteiro, gravura a água-forte e água-tinta em papel, dentre outros. Dezessete estão emprestadas ao Palácio do Planalto. Com a doação, o museu passa a ter o maior acervo público do artista, com 243 trabalhos.

Participaram do evento que oficializou a cessão da coleção a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o presidente da Finep, Glauco Arbix, o Arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta, o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo Santos, a diretora do MNBA, Mônica Xexeo, e o filho do pintor, João Candido Portinari.

"É um orgulho para qualquer museu receber um acervo desta envergadura. E nada melhor do que ser o Museu Nacional de Belas Artes, uma espécie de casa do Portinari, onde ele deu seus primeiros passos”, disse Marta Suplicy.

Glauco Arbix complementou as palavras da ministra: “A Finep estava em busca do lugar certo para expor estas obras. Chegamos ao MNBA e sabemos o quanto esta doação será importante para a cultura brasileira”. Ele foi agraciado com o prêmio Quirino Campofiorito, voltado àqueles que dão apoio ao MNBA.

As obras que a Finep entrega agora à instituição devem ser expostas no fim de maio e seguir em cartaz até setembro. Leia mais.

 

Texto: Ascom da Finep

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação