O novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina Diniz, assume o cargo na segunda-feira (14), em solenidade marcada para as 10 horas, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
Atual reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ele substitui o físico e doutor em matemática Marco Antonio Raupp, que lhe transmitirá o posto em outra cerimônia, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), às 17 horas.
Economista, Clélio Campolina dirigiu a Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG – dos quais é professor titular aposentado –, bem como o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC). Integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do governo federal.
Campolina é graduado em engenharia mecânica e em engenharia de operação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Especializou-se em desenvolvimento e planejamento pelo Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (Ilpes), ligado à Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal).
Tem mestrado e doutorado em ciência econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado na Universidade de Rutgers, dos Estados Unidos.
Como docente e pesquisador, Campolina atua principalmente nos seguintes temas: economia regional, desenvolvimento econômico, economia da tecnologia, economia brasileira e economia de Minas Gerais. Publicou mais de 100 trabalhos no Brasil e no exterior. Saiba mais sobre a atuação acadêmica e acesse o currículo Lattes do economista.
Texto: Ascom do MCTI