C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   
Biotecnologia
imagem
CIEGB/ICGEB
Clique para ver todas as fotos de CIEGB/ICGEB
ICGEB

 

INSCRIÇÕES ABERTAS - Abertura do processo seletivo para BOLSAS Arturo Falaschi ICGEB Postdoctoral fellowships e Short-term Fellowships 2016

Informações: http://www.icgeb.org/fellowships.html

 

Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia - CIGEB 

 

 International Centre for Genetic Engineering and Biotechnology - ICGEB

 


O Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia - CIEGB (ou ICGEB, em inglês) - foi concebido em 1983 com o objetivo de promover a cooperação internacional para o desenvolvimento e a aplicação pacífica da engenharia genética e da biotecnologia, particularmente entre os países em desenvolvimento, além de promover programas de pesquisa, de treinamento e de serviços de consultoria em todos os campos da engenharia genética e da biotecnologia.

O CIEGB foi estruturado em três Componentes centrais, localizados em Trieste, (Itália), em Nova Deli (Índia) e na Cidade do Cabo (África do Sul). O Centro apresenta também uma rede de Centros Afiliados localizados nos países membros, inclusive no Brasil.

O CIEGB é organizado por um Conselho de Governadores (Board of Governors), composto por representantes dos Componentes Centrais e por um representante de cada estado membro; por um Conselho Científico, composto por cientistas de excelência indicados pelos países membros; e por um Secretariado, responsável pelas funções administrativas do Centro. O Secretariado é composto pelo Diretor-Geral do Centro, pelos chefes dos Componentes Centrais e pelo staff científico e administrativo que opera a estrutura dos programas do Centro.

Atualmente, o CIEGB possui cerca de 61 países membros, organizados em forma de rede, distribuindo informações, orientando a pesquisa e capacitando recursos humanos para atuar em biotecnologia.

Com a finalidade de contribuir para o fortalecimento da base científica dos países membros, o ICGEB promove a interação direta entre cientistas internacionalmente reconhecidos por meio dos programas:

  • Bolsas de estudo:

http://www.icgeb.org/fellowships.html

  •  Encontros e cursos:

http://www.icgeb.org/meeting-proposals.html

  • Projetos de Pesquisa colaborativa (CRP):

http://www.icgeb.org/research-grants.html

 

Desde 2002, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, por meio da Coordenação-Geral de Biotecnologia e Saúde, exerce a função de ponto focal do ICGEB no Brasil e o seu Coordenador exerce a função de Liaison Officer do ICGEB no Brasil. O Liaison Officer exerce, entre outras atribuições descritas no Termo de Referência dos Liaison Officers, contido no Anexo III do documento ICGEB/BG. 11/21, o papel de intermediar a comunicação e a cooperação em prol do desenvolvimento de interações frutíferas entre o país membro e o ICGEB.

 

RESULTADO - Processo seletivo para projetos de pesquisa colaborativa (CRP) 2016

A seleção é um programa anual de fomento promovido pelo ICGEB para estimular a pesquisa colaborativa em biotecnologia.

 

17 propostas elegíveis de projetos de pesquisa colaborativa e 3 propostas elegíveis de Early Career Return foram encaminhadas por pesquisadores brasileiros por e-mail ao Liaison Officer do ICGEB no Brasil (icgeb@mcti.gov.br) até o dia 30 de abril de 2016.

Após a análise das propostas pelo Comitê Científico do Brasil (Portaria MCTI Nº 1381 de 19 de dezembro de 2014), o Liaison Officer do ICGEB no Brasil poderá apoiar até 3 propostas de projeto de pesquisa colaborativa (CRP) e 2 propostas de "early career return grants".

A análise das propostas pelo Comitê Científico do ICGEB do Brasil foi realizada no dia 20 de maio de 2016. A partir da análise e das recomendações do Comitê Científico do ICGEB no Brasil, as seguintes propostas foram selecionadas para o endosso pelo Liaison Officer do ICGEB no Brasil:

Para propostas de CRP:

1.      International collaboration between Brazil, India and Ialy for the development of new multiplex diagnostic systems for dengue disease.

Pesquisador: Luiz Felipe Leomil Coelho.

2.      Modulating the content of mesenchymal stem-cells-derived extracellular vesicle to repair damage heart.

Pesquisador: Alejandro Correa Dominguez.

3.      CircRNAs: new players on rice response to abiotic stress.

Pesquisador: Rogerio Margis.

 

Para propostas de Early Career Return:

1.      The role of Chk1 in MAPK inhibitors-resistant melanoma.

Pesquisadora: Patricia Abrão Possik.

2.      The role of Polycomb Repressor Complex 2 (PRC2) in controlling the balancing between T cell activation and exhaustion: impact on HIV infection progression.

Pesquisadora: Renata de Meirelles Santos Pereira

 

É importante ressaltar que as propostas endossadas pelo Liaison Officer do ICGEB no Brasil ainda serão avaliadas por um processo interno do ICGEB.

 

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação