C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos
Localização

MISSÃO

Promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos  tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do País.

APRESENTAÇÃO

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) foi criada em 1967 para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas. Posteriormente, a FINEP substituiu e ampliou o papel até então exercido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e seu Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (FUNTEC), constituído em 1964 com a finalidade de financiar a implantação de programas de pós-graduação nas universidades brasileiras. Hoje, é a principal instituição no âmbito federal responsável pelo financiamento de ciência e tecnologia do País.

Instrumentos de promoção e financiamento

Apoio Financeiro não-reembolsável de C,T&I

Apio financeiro a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. As propostas devem ser apresentadas em resposta a chamadas públicas divulgadas nos portais do MCT e da FINEP. Em setores estratégicos, e quando as instituições capacitadas são poucas e bem caracterizadas, a FINEP poderá apoiar projetos por meio de encomendas especiais. Esse apoio é proveniente de recursos do FNDCT/Fundos Setoriais e de outros parceiros, tais como os ministérios da Saúde, das Cidades e das Comunicações, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Financiamento reembolsável à inovação nas empresas


Financiamento reembolsável (crédito) para projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e inovação em empresas, realizado com recursos próprios e repasses do FND - Fundo Nacional de Desenvolvimento (do BNDES), FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador (do BNDES), FUNTEL - Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações e do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (vinculado ao MDIC). Nesta modalidade, destacam-se os programas PROINOVAÇÃO e JURO ZERO, de financiamento com taxas de juros reduzidas.

Financiamento não-reembolsável à inovação nas empresas

Prevista na Lei da Inovação, a modalidade de apoio financeiro não-reembolsável passou a ser aplicada também às empresas, a partir de 2006, por meio de concessão de subvenção econômica para a realização de projetos de inovação. São duas linhas: Subvenção à Inovação para atividades inovadoras de empresas alinhadas à PITCE e setores estratégicos, e o PAPPE - Subvenção pra atividades inovadoras de empresas alinhadas à PITCE e Arranjos Produtivos Locais (APLs) em parceria com agentes regionais e estaduais, priorizando as Micro e Pequenas Empresas (MPEs).

Investimentos

Apoio a empresas inovadoras com alto potencial de crescimento por meio do Programa INOVAR, para investimento em fundos de capital de risco (capital empreendedor), fundos de venture capital e fundos de capital semente.

 

Endereço

Praia do Flamengo, 200 - 13º andar
22210-030 - Rio de Janeiro - RJ
Fone: (21) 2555.0555
Fax:    (21) 2555.0509

Link para o site: http://www.finep.gov.br
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação